Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição 1000 500 Bekup Seguros

No dia 31 de março se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Data ideal para refletir sobre nossos hábitos alimentares e de saúde em geral.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda através de Estratégia Global a promoção de alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas regulares.

Uma boa alimentação vai muito além de apenas ingerir alimentos. Pois é através da ingestão dos alimentos corretos que o corpo recebe nutrientes, minerais e vitaminas que necessita para seu bom funcionamento e se manter saudável.

Entrevistamos a Dra. Jaqueline Manzano, nutricionista, onde debatemos sobre a importância da nutrição em relação à saúde e boas práticas para uma alimentação saudável.

Qual o papel da nutrição em relação à saúde e prevenção de doenças?

“A alimentação tem múltiplos papéis em nossa vida, que vão além de nutrir o corpo e garantir saúde. Ela nos traz memórias afetivas e também apresenta importância sociocultural, pois através da alimentação podemos nos aprofundar mais sobre a cultura de um povo.

Vários estudos revelam, por exemplo, que a proteção que o consumo de frutas ou de legumes e verduras confere contra doenças do coração e certos tipos de câncer não se repete com intervenções baseadas no fornecimento de medicamentos ou suplementos que contêm os nutrientes individuais presentes naqueles alimentos.

Esses estudos nos mostram que o efeito benéfico sobre a prevenção de doenças vem do alimento em si e das combinações de nutrientes e outros compostos químicos que fazem parte da matriz do alimento, mais do que de nutrientes isolados. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar de uma população.”

Um panorama sobre alimentação saudável e a prevenção de doenças:

“A alimentação é um dos fatores importantes na prevenção de doenças, associada a prática regular de atividade física, manejo de estresse, sono e etc.

O que observa-se hoje, é um crescimento exponencial da obesidade e paralelo a esse crescimento há uma grande disseminação de informações sobre alimentação, dietas e diversos produtos que a indústria alimentícia lança a fim de promover uma alimentação mais saudável com alimentos que prometem “emagrecer”, “detoxificar” e etc.

Nos últimos anos a população tem deixado de cozinhar ou de consumir alimentos frescos e buscado cada vez mais praticidade no dia a dia. Porém, essa falta de tempo e planejamento em relação à alimentação piora ainda mais o aumento da obesidade e suas comorbidades como doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes e disfunções lipídicas, renais, e hepáticas. Por isso, manter e valorizar a cultura e diversidade da alimentação é o segredo para comer de forma mais saudável e sustentável.”

Entendemos que cada indivíduo possui necessidades nutricionais diferentes e específicas de acordo com seu biótipo. Mas poderia citar boas práticas gerais de alimentação saudável?

“Deixarei aqui uma adaptação dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável do nosso Guia Alimentar Para a População Brasileira, lançado em 2014 e que foi premiado em muitos países.

  1. Priorize alimentos in natura ou minimamente processados
  2.   Utilize óleo, sal e açúcar com moderação
  3.   Limite o consumo de alimentos processados
  4.   Evite o consumo de alimentos ultraprocessados
  5.   Coma com regularidade e atenção
  6.   Compre alimentos na feira
  7.   Cozinhe!
  8.   Planeje as compras e o preparo das refeições
  9.   Evite fast food
  10. Seja crítico com a publicidade de alimentos”

Quais grupos de alimentos devem ser evitados considerando seu valor nutricional e malefícios para a saúde?

“Não há nenhum grupo de alimentos que deve ser evitado. Como sempre falo aos pacientes, é fundamental manter o equilíbrio no consumo e garantir uma alimentação sempre que possível variada.

Mas, se for para citar algo importante para evitar, seria os alimentos ultraprocessados tais como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e  macarrão instantâneo, pois são nutricionalmente desbalanceados.

Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos mais saudáveis. Suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.”

Fique por dentro

das nossas novidades!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

©2021 Bekup Seguros – Política de privacidadeTermos de uso.

Site desenvolvido pela Agência Levicius