O mês de abril é marcado pela cor azul como forma de conscientização sobre o autismo e dar visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Dedicar um mês sobre esse assunto é muito importante a fim de diminuir a discriminação e promover maior entedimento sobre o tema.
O que é o autismo?
É um transtorno do desenvolvimento neurológico que se caracteriza por dificuldades de comunicação e interação social e a presença de comportamentos ou interesses repetitivos e restritos.
Sua apresentação e gravidade de sintomas são variáveis em cada indivíduo e, embora não haja cura, o diagnóstico precoce permite alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.
Causas do autismo e como identificar
O autismo ainda não possui causas totalmente conhecidas, mas alguns fatores podem contribuir para que uma criança nasça com autismo. Alguns deles são: estresse, exposição a substâncias tóxicas, infecções, complicações durante a gravidez, entre outros.
O transtorno pode ser identificado a partir do primeiro ano de vida da criança, mas seu diagnóstico completo geralmente se dá entre os 4 e 5 anos de idade.
Algumas características que podem indicar a presença do TEA são:
– dificuldade de se comunicar
– dificuldades de interação social
– atraso no desenvolvimento motor
– comportamentos repetitivos
– hipersensibilidade sensorial
Apesar de encontrar dificuldades para realização de algumas atividades, uma pessoa autista é capaz de adquirir habilidades incríveis e desempenhar suas funções com excelência.
Conheça grandes nomes da história que possuíam o Transtorno do Espectro Autista
Temos em nossa história, grandes nomes que, apesar do diagnóstico de autismo, obtiveram muito sucesso em suas carreiras.