O Dia Internacional da Amizade é celebrado, em vários países, no dia 30 de julho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, para promover a cultura da paz entre os povos.
O médico paraguaio Ramón Artemio Bracho foi o criador da data. Fundador da Cruzada Mundial da Amizade, Ramón promovia a boa convivência entre pessoas de diferentes nacionalidades.
Amigos são a família que escolhemos
Além da família, os amigos são as pessoas com quem estabelecemos vínculos mais significativos e duradouros durante a vida.
Em cada etapa dessa jornada, os amigos têm um papel fundamental para o nosso desenvolvimento psíquico e social.
Na infância, ajudam na socialização; na adolescência, colaboram na construção da identidade; na terceira idade, combatem a solução.
Ter amigos influencia até mesmo na qualidade da nossa saúde, pois nos incentiva a viver uma vida mais saudável e duradoura.
A amizade e nossa saúde mental
Especialistas da Brigham Young University e da University of North Carolina concluíram que o efeito da falta de amigos é comparável a problemas como os causados pela obesidade, abuso de álcool e consumo de 15 cigarros por dia.
Já um estudo da American Cancer Society analisou dados de mais de 500 mil adultos. A conclusão foi que o isolamento social aumentava os riscos de morte prematura por qualquer causa.
Ter amigos é + Saúde + Bem-estar + Futuro
Fazer conexões é algo tipicamente humano. Somos seres sociais, portanto, precisamos dessa interação para nos sentirmos acolhidos e validados.
Quer saber como investir nas suas amizades para serem duradouras?
Veja nossas dicas a seguir:
- Mantenha contato. Mesmo na correria do dia a dia, dedique um tempo para falar com um amigo ou marcar um encontro.
- Separe um tempo para conversar, falar sobre a vida, desabafar ou ouvir o que seu amigo tem a dizer.
- Faça contato de forma regular, sem esperar motivos como datas especiais: elas podem demorar a acontecer.
- Enquanto estiver com um amigo, conecte-se emocionalmente. Deixe o celular de lado para dedicar sua atenção a quem estiver falando com você.
- Saiba diferenciar o escutar do ouvir. Ouvir envolve escutar com atenção.
- Participe da vida dos seus amigos. Não deixe de visitá-los, frequentar suas casas e de estar em momentos que sejam importantes para eles.
- Compartilhe seus momentos com os amigos.
- Conserve o respeito e a confiança. Diante de uma situação desagradável, chame-o para conversar e exponha seu lado.
- Quando você causar desconforto, desculpe-se com sinceridade.
- Mantenha seu coração aberto nas discussões.
- Evite espalhar fofocas ou contar problemas e segredos confiados a você.
Nós da Bekup nos preocupamos com a sua saúde.
Cada informação e dica aqui presente, é para que todos tenhamos uma vida mais saudável e possamos viver em um mundo melhor.