São comprovados os benefícios da leitura ainda na infância. Ler estimula a imaginação das crianças, favorece o aprendizado contínuo, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo e da comunicação.
Conheça os benefícios de introduzir a leitura às crianças
Além de ser super divertido ler em família, há vários outros benefícios para pais e filhos:
- A leitura fortalece os vínculos com quem lê para a criança (pais ou cuidadores);
- Auxilia no desenvolvimento da atenção, concentração, memória e raciocínio;
- Estimula a imaginação e criatividade nas crianças;
- Ajuda a minimizar comportamentos de agressividade;
- Favorece o desenvolvimento da linguagem oral, escrita e vocabulário;
- É um excelente exercício de organização dos pensamentos que, posteriormente auxilia na escrita e na fala;
Leitura adequada em cada fase
A leitura é uma ótima forma de explorar temas que as crianças gostam, trazendo informações e fazendo com que a comunicação se torne cada vez mais consistente.
Veja quais os tipos de leitura ideais em cada fase de aprendizado da criança:
Até o primeiro ano de idade:
Livros que possuem texturas diferentes e figuras coloridas e atrativas são excelentes para estimular a curiosidade. Acompanhe a leitura virando as páginas, permitindo que a criança descubra novas formas e cores, fazendo perguntas e representando as figuras com imagens e sons.
De 1 a 2 anos de idade:
Permita que a criança escolha a leitura que farão juntos. Dê autonomia para que ela mesma vá virando as páginas, faça perguntas que a estimulem a identificar figuras e cores. Esteja atento(a) a aquilo que mais chama a atenção dela, pois será um ótimo indicativo dos seus temas favoritos.
De 2 a 4 anos:
Nessa fase, a leitura já pode incluir temas que se aproximem de situações da realidade e falam de sentimentos e emoções. A criança poderá fazer suas próprias interpretações e deve ser estimulada a fazer comentários sobre figuras e palavras.
De 4 a 6 anos:
A criança já consegue ser capaz de conversar de forma espontânea sobre assuntos do livro. Nessa fase é possível ler para ela de forma a reproduzir o texto do livro, sem alterações de palavras estranhas a fim de ampliar o vocabulário da criança.
De 6 a 8 anos:
Aqui a criança já tem imaginação e criatividade mais afloradas, devido ao processo de alfabetização. O ideal é encorajá-la a ler para que você a ajude em suas dificuldades e que expresse o que entendeu sobre a leitura. Lembre-se, a leitura deve ser sempre fluida, agradável e espontânea, nunca uma obrigação.
A partir dos 8 anos:
A partir dessa faixa etária a criança já tem uma relação diferente com a leitura, o que não significa que vocês ainda não possam ler juntos. As leituras indicadas pela escola também podem ser compartilhadas, ou até mesmo cada um pode ler o seu livro e contar ao outro o que achou da história.
Não deixe de ler para os pequenos, mesmo que eles já dominem a leitura e escrita sem dificuldades. Esses momentos em família são importantes para criar momentos de conexão.
Você pode conferir mais informações e recomendações de livros para crianças em:
https://leiturinha.com.br/blog/beneficios-da-leitura/