Combate e prevenção à Hipertensão Arterial
No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão. Época para dedicarmos atenção especial ao cuidado e controle da doença que pode evoluir para casos graves e causar danos maiores à saúde.
A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma condição clínica em que os níveis de pressão arterial apresentam elevação permanente, dificultando a passagem do sangue pelas artérias.
Se não for tratada, a hipertensão pode comprometer o cérebro, aumentando o risco de um AVC (acidente vascular cerebral) e também o coração e o sistema circulatório, podendo culminar em um infarto.
Sintomas
A hipertensão costuma ser uma doença silenciosa e apresenta sintomas somente quando seus níveis estão muito elevados, podendo ocorrer dores de cabeça, dores no peito, visão turva, tonturas, sangramento nasal e zumbidos no ouvido.
Como é feito o diagnóstico
O único meio de diagnosticar um quadro de hipertensão é através do controle constante dos níveis de pressão arterial, principalmente quando há outros casos na família.
Somente um médico está apto a diagnosticar um quadro de hipertensão e indicar o melhor tratamento para cada paciente.
Prevenção é o melhor remédio
A pressão alta é uma doença que tem tratamento e deve ser controlada, uma vez que não tem cura. Mas além dos medicamentos, há outras formas de conseguir controlar a doença, adotando medidas para uma vida mais saudável:
- Evitar o consumo exagerado do sal e outros condimentos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Adotar um estilo de vida saudável com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada;
- Abandonar o consumo do álcool e do fumo, pois ambos são extremamente maléficos à saúde;
- Dar atenção especial também ao controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue;
- Priorizar a saúde mental, evitando situações de estresse constante e priorizando momentos de descanso e lazer.
Saúde é coisa séria e é seu bem mais precioso. Cuide dela com atenção!