A cada ano, no Brasil, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho. São acidentes que podem causar afastamentos, sérias lesões e até levar à morte.
Por isso sempre vale o alerta: Prevenir é melhor que remediar!
A importância da prevenção de acidentes no trabalho
A prevenção será sempre a melhor alternativa a fim de manter a saúde dos trabalhadores e segurança no ambiente de trabalho. Tomar as medidas de segurança necessárias beneficia não apenas os colaboradores, mas as empresas como um todo. Pois onde as normas de segurança são constantemente atendidas e fiscalizadas, garantindo a integridade das equipes, é possível garantir que:
- a empresa possua um clima organizacional mais agradável
- colaboradores fiquem mais satisfeitos
- os ambientes de trabalho sejam mais seguros
- as normas regulamentadoras sejam cumpridas
- haja uma maior gestão dos riscos e redução dos custos com acidentes
O papel das empresas em relação à saúde e segurança no trabalho
Investir em saúde e segurança no trabalho é primordial para uma prevenção de acidentes mais efetiva. Afinal, os recursos empregados em prevenção são sempre menores que aqueles empregados ao enfrentar as consequências.
As organizações são responsáveis pelo bem estar dos colaboradores que laboram no dia a dia. Por isso, todas as empresas instaladas no Brasil têm a obrigatoriedade do cumprimento de normas regulamentadoras, as chamadas NRs, que visam diminuir e evitar os acidentes de trabalho.
Dicas para prevenir acidentes de trabalho
Manter atenção constante: O ideal é executar o trabalho com foco, evitando distrações que possam colocar o trabalhador em risco de acidentes.
Evitar a exposição desnecessária ao risco: Alguns acidentes ocorrem simplesmente por imprudência do trabalhador. É importante não acessar locais na qual não tenha autorização ou que demonstrem risco iminente. As empresas são responsáveis por orientar sobre os riscos, mas os funcionários também têm o dever de se preservar.
Manter o local de trabalho em ordem: Muitos acidentes também ocorrem simplesmente por desorganização nos ambientes de trabalho. Unindo desorganização à intensidade das rotinas de trabalho, pode aumentar o risco de acidentes. O comprometimento com a limpeza e organização do ambiente é um dever de todos.
Cumprir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s): Toda empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, os equipamentos de proteção necessários para exercer as atividades, assim como tem o direito de cobrar o seu devido uso. Cada função exigirá equipamentos e necessidades específicas de proteção, cabe aos colaboradores o dever de usá-las corretamente conforme às normas regulamentadoras.
Comunicar incidentes: Incidentes no ambiente de trabalho, se não forem comunicados, podem facilmente se transformar em acidentes.Qualquer fato anormal ocorrido deve ser comunicado imediatamente aos superiores responsáveis e, principalmente, ao setor de segurança do trabalho.
Vale ressaltar
Manter ambientes de trabalho seguros, que permitam um bom desempenho das equipes e execução das tarefas é um dever de todos. Organização, gestores e colaboradores devem trabalhar em equipe para que possam manter um clima organizacional agradável e livre de riscos.
Você pode obter mais informações sobre segurança no trabalho e Normas Regulamentadoras através do portal GOV.BR, acesse o site:
Fonte: https://blog-pt.checklistfacil.com/prevencao-de-acidentes/